TRABALHOS DE GEOGRAFIA - PROFESSORA LAURA

* 7º ANOS - TRABALHO SOBRE A AGROPECUÁRIO NO BRASIL;
* 8º ANOS - TRABALHO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS ECONÔMICOS;
* 9ª ANOS - TRABALHO SOBRE A "UNIÃO EUROPÉIA (U.E.)
OBSERVAÇÃO:OS TRABALHOS SÃO CIENTÍFICOS, CONFORME AS NORMAS DA ABNT(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS) E, SÃO INDIVÍDUAIS. QUEM QUISER UTILIZAR O COMPUTADOR PODERÁ FAZER: A CAPA, A CONTRACAPA,O ÍNDICE E A INTRODUÇÃO. O DESENVOLVIMENTO E A CONCLUSÃO DEVERÃO SER MANUSCRITOS PELOS ALUNOS.

terça-feira, 9 de março de 2010

Editoria - 09/03/2010 - 08:26

No Dia Internacional da Mulher a escola Cem Carlos Drummond de Andrade, homenageou todas as mulheres em uma confraternização especial na escola.
A escola convidou a Sra. Maria, seus filhos, netos e bisnetos para homenagear todas as mulheres através da sua bela história de vida e luta.
A Sra. Maria, conhecida por todos como dona nega, completa 83 anos de vida em março deste ano é uma mulher que tem o respeito e o carinho de toda comunidade, conhecida também pelos seus dotes culinários e sua simplicidade, recebeu flores, um mural com fotos da sua vida e dos seus filhos e filhas e todo o carinho da escola.






A homenagem

Maria Carvalho de Oliveira, nasceu no dia 15 de março de 1927 na cidade de Indiaporã-SP, filha de Sebastião Marcelino de Carvalho e Januária Ferreira de Carvalho.
Aos cinco anos de idade sua mãe faleceu e suas tias Angélica e Leontina vendo o seu sofrimento levou-a para morar com elas, morava um tempo com uma e uma tempo com outra.
Desde nova pouco teve o apoio de seu pai, e com dez anos de idade foi trabalhar na roça com suas tias para ajudar no sustento da casa.
Muito humilde e sofrida, nesse tempo conheceu João Augusto de Oliveira, com o qual se casou com apenas 17 anos.
Aos 18ª nos teve seu primeiro filho, Benedito Nascimento de Oliveira, nesta longa jornada de vida sempre se dedicou ao seu esposo e filhos que iam chegando.
Maria Carvalho teve 6 filhos, Benedito, Neuza, Januária, Aurita, Paulo e Aparecido, indo residir posteriormente em Barra do rio do Peixe-SP, e para continuar se dedicando à família mudou-se novamente para Paranaíba-MS, e com a chegada da sua filha caçula Cirlene com apenas dois anos de idade, seu esposo a abandonou deixando-a com os seus sete filhos.
Com a ajuda de alguns filhos que já trabalhavam na época, começou a lavar, passar , fazer farinha e polvilho para vender e sustentar a casa, sempre com muitas dificuldades.
Em 27 de dezembro de 1987 mudou-se para Chapadão do Sul, onde é moradora a 22 anos, mas no estado de MS já vive a 52 anos.
Hoje com 82 anos completos e dia 15 de março de 2010 completará 83 anos, tem os seus sete filhos vivos, 15 netos, 11 bisnetos e chagando 1 tataraneto, destes 1 neto e 1 bisneto já falecidos.

D. Nega é muito querida pelos filhos, netos, bisnetos e amigos, não alfabetizada, possui sabedoria adquirida pela vida e por DEUS, faz com orgulho jantares, biscoitos e roscas para as pessoas que a procuram e para sua família, e esta com certeza é sua marca registrada em nossa cidade.

D. Nega, D. Neguinha, assim é conhecida, da seu ar de mulher, de vida, de honestidade e alegria, exemplo para todos.
Hoje com seus filhos adultos e responsáveis, deixa uma lição de vida que todos devem seguir. Seus filhos, genros, netos e bisnetos só têm uma frase a dizer:
“Obrigado pelo carinho, atenção e amor que tanto nos dedicou e dedica.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, porém não se esqueça que ele será publicado, cuidado com a escrita correta das palavras.