TRABALHOS DE GEOGRAFIA - PROFESSORA LAURA

* 7º ANOS - TRABALHO SOBRE A AGROPECUÁRIO NO BRASIL;
* 8º ANOS - TRABALHO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS ECONÔMICOS;
* 9ª ANOS - TRABALHO SOBRE A "UNIÃO EUROPÉIA (U.E.)
OBSERVAÇÃO:OS TRABALHOS SÃO CIENTÍFICOS, CONFORME AS NORMAS DA ABNT(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS) E, SÃO INDIVÍDUAIS. QUEM QUISER UTILIZAR O COMPUTADOR PODERÁ FAZER: A CAPA, A CONTRACAPA,O ÍNDICE E A INTRODUÇÃO. O DESENVOLVIMENTO E A CONCLUSÃO DEVERÃO SER MANUSCRITOS PELOS ALUNOS.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bullying: meninos são alvo principal
Violência é mais comum entre garotos em idade escolar e com dificuldade de socialização; meninas são mais sutis
.

Tatiane Salvaticosuplementos@odiariomaringa.com.br

O bullying é um tipo de violência que acontece com frequência entre crianças em idade escolar. Ocorre nos pátios, banheiros e corredores, longe dos olhos de um supervisor e pode se manifestar por meio de agressões físicas ou verbais. Segundo a psicóloga Edna Delalibera, mestre em Educação e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), os principais alvos deste tipo de violência são crianças tímidas, inseguras e com dificuldade de socialização. Entre as vítimas estão, especialmente, os meninos com idade entre 10 e 13 anos – o que não quer dizer que não ocorra entre as meninas. “Elas usam artifícios mais sutis. Excluem as outras dos grupos considerados mais populares, não convidam para as festas, diferenciam-se na forma de se vestir”, explica Edna.A psicóloga alerta que este comportamento não deve ser considerado normal, apesar da grande incidência nas escolas públicas e particulares de todo o mundo. Segundo Edna, o bullying é o reflexo do comportamento da sociedade capitalista pós-moderna, em que a individualização e a competição são muito valorizados. Para a especialista, o comportamento das crianças é reforçado desde a pré-escola. “Quando a professora desafia o aluno a fazer o exercício mais rápido ou quando ela reforça que o desenho de um é mais bonito que o do outro, ela acirra essa competição entre as crianças.”Segundo a psicóloga, o espírito de competição é o maior estímulo para que ocorra o bullying.

Um comentário:

  1. Eu acho isso muito errado porque algumas meninas se acham uma mais bonita que a outra e algumas sempre querem ser popular, os meninos são muitos violentos eles ameaçam os outros colegas isso é muito errado e eu acho que não deveria ter mais violência nas escolas e também acho que deveria ter mais inspetoras cuidando do pátio e ficar sempre de olhos abertos com os alunos mais agressivos e também as inspetoras não deveriam ficar sentadas sem fazer nada e espero que o bullying não deveria mais existir na escolas e mais em nenhum lugar.

    ResponderExcluir

Coloque o seu comentário, porém não se esqueça que ele será publicado, cuidado com a escrita correta das palavras.