TRABALHOS DE GEOGRAFIA - PROFESSORA LAURA

* 7º ANOS - TRABALHO SOBRE A AGROPECUÁRIO NO BRASIL;
* 8º ANOS - TRABALHO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS ECONÔMICOS;
* 9ª ANOS - TRABALHO SOBRE A "UNIÃO EUROPÉIA (U.E.)
OBSERVAÇÃO:OS TRABALHOS SÃO CIENTÍFICOS, CONFORME AS NORMAS DA ABNT(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS) E, SÃO INDIVÍDUAIS. QUEM QUISER UTILIZAR O COMPUTADOR PODERÁ FAZER: A CAPA, A CONTRACAPA,O ÍNDICE E A INTRODUÇÃO. O DESENVOLVIMENTO E A CONCLUSÃO DEVERÃO SER MANUSCRITOS PELOS ALUNOS.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BULLYING

Há alguns anos, um fenômeno nada agradável tem sido tema de preocupação entre especialistas da área educacional: o chamado bullying. O vocábulo bullying é originário do inglês e seu significado remete ao uso do poder ou da força para humilhar, perseguir, fazer pouco caso dos outros... E, apesar de ocorrer com mais frequência no ambiente escolar - entre crianças e adolescentes - infelizmente, este também é uma figura presente no cotidiano de muitos adultos, nos seus ambientes de trabalho, com a denominação workplace bullying. Portanto, quando um trabalhador sofre tal tipo de violência psicológica, o mesmo, sozinho, não possui “armas” para lutar, pois, as vítimas dessa repetida intimidação são quase sempre indivíduos incapazes de motivar outros colegas para agir em seu favor. E, ainda, por mais que alguns colegas sintam pena dessa vítima, declarando repudiar este cenário, acabam não fazendo nada em sua defesa, temendo algum tipo de retaliação por parte dos praticantes do work bullying. Para quem sofre bullying na infância ou na adolescência, principalmente na escola, segundo a ABRAPIA (Associação Brasileira Pais, Infância e Adolescência), há grandes chances de os mesmos desenvolvem medo, pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e, por conseguinte, não quererem mais voltar ao ambiente escolar, quando lá nada se faz em sua defesa. Para um trabalhador, esse sentimento não acontece de forma diferente, e, ao gerar fobias causadas pela violência psicológica, leva-o a um comportamento de isolamento que causa danos à sua produção. Vale lembrar, ainda, que há diversos episódios de sujeitos que não conseguem suportar a pressão da humilhação sofrida no bullying, levando-os ao suicídio, visto que o seu efeito também pode fazer com que a vítima sofra tão baixa auto-estima que se sinta “invisível”, na maioria das vezes, em virtude de um grupo que a ignora, até desqualificando-a na sua competência intelectual. Em contrapartida, para quem não imagina, muitos que hoje em dia são “ícones” já passaram por situações de bullying, como demonstrado no cartaz da reportagem da revista Marie Claire, edição inglesa de março do ano de 2004. Neste, foram publicadas fotos de 8 vítimas: Stella McCartney; Harrison Ford; Kelly Yomans; Michelle Pfeiffer; Christina Aguilera; Victoria Beckham; Kate Winslet e Chris Evans.
Fonte: http://www.observatoriodainfancia.com.br E, para finalizar, quem quiser saber mais sobre o assunto bullying existem boas opções de leitura, filmes, vídeos, entre outros. A seguir, algumas boas dicas: Livro: “Pedagogia da Amizade - Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores”, de Gabriel Chalita, da Editora Gente. Filme: “Um Grande Garoto (About a Boy)” de 2002. Vídeo na internet: http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque o seu comentário, porém não se esqueça que ele será publicado, cuidado com a escrita correta das palavras.