TRABALHOS DE GEOGRAFIA - PROFESSORA LAURA

* 7º ANOS - TRABALHO SOBRE A AGROPECUÁRIO NO BRASIL;
* 8º ANOS - TRABALHO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS ECONÔMICOS;
* 9ª ANOS - TRABALHO SOBRE A "UNIÃO EUROPÉIA (U.E.)
OBSERVAÇÃO:OS TRABALHOS SÃO CIENTÍFICOS, CONFORME AS NORMAS DA ABNT(ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS E TÉCNICAS) E, SÃO INDIVÍDUAIS. QUEM QUISER UTILIZAR O COMPUTADOR PODERÁ FAZER: A CAPA, A CONTRACAPA,O ÍNDICE E A INTRODUÇÃO. O DESENVOLVIMENTO E A CONCLUSÃO DEVERÃO SER MANUSCRITOS PELOS ALUNOS.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Antes de estudar, descubra a melhor forma de aprender

Você acha que estudar ouvindo música é algo que não dá certo? Pois saiba que tem gente que se concentra mais assim. E o importante é que cada um encontre o seu melhor jeito de aprender08/09/2009 00:10 Tatiana Duarte - educacao@gazetadopovo.com.br

disciplina que antes fazia Ola­­vo Dias, 9 anos, torcer o na­­riz, agora é a preferida do estudante da 3.ª série do ensino fundamental. O sentimento em re­­lação à Língua Portuguesa foi transformado, depois que o me­­nino passou a receber acompanhamento psicopedagógico e descobriu a sua própria ma­­neira de estudar. “Antes eu es­­tudava só quando meus pais mandavam, agora estudo até quando nem mandam. Para treinar”, diz.
O mesmo ocorreu com Fer­nando Henrique Martins, que com 16 anos está no 1.º ano do ensino médio e só lembrava de estudar na época de provas. “Apren­­di a estudar. Agora estudo aos poucos. Organizo as tarefas, não gasto tanto tempo e te­­nho notas melhores”, diz.

Tanto para Olavo quanto pa­­ra Fernando, a procura para uma melhora na organização dos estudos foi motivada pelo resultado ruim nos boletins es­­colares. Os dois encontraram fora de casa e da escola, em em­­presas especializadas, o auxílio que necessitavam.
No Centro Psicopedagógico Parceria, em Curitiba, um instrumento de trabalho, chamado de Help (Hábito de Estudo Livre Personalizado), foi desenvolvido pela psicopedagoga Sabrina Jany Guetta Gelhorn e sua equipe, a partir de uma experiência de 30 anos de atendimento a crianças e adolescentes com dificuldades escolares. “Resgatar o prazer pelo estudo é o mais im­­portante”, diz Sabrina.
A ideia central do Help é que cada um desenvolva seu próprio método de estudo. A partir de uma avaliação inicial, o próprio aluno, com auxílio de um mediador, vai montar seu planejamento. “O objetivo é dar au­­tonomia ao estudante. É im­­portante ter horário para começar e terminar o estudo, assim como um tempo reservado para brincar também”, diz a psicopedagoga.
Quando necessário, o aluno é encaminhado para aulas particulares, que ocorrem dentro do mesmo local, e para tratamento médico ou psicológico, que ocor­­re em outros espaços. Para os itens avaliados inicialmente são admitidos valores de referência, que são acompanhados constantemente.


3 comentários:

  1. Ouvir música estudando me faz entender mais a matéria e estudar.
    Parece que quando estudamos ouvindo música nós entendemos mais e na prova acerta a maioria.

    ResponderExcluir
  2. A Sabrina fez muito bem em ajudar os meninos ee eu so contra o bulyng porque isso é uma babaquice......

    ResponderExcluir
  3. Eu olhei bem esta história e gostei
    dela é muito interessante ,e vi que tudo
    era verdade ,cada um deve criar o seu próprio
    método de estudar .

    ResponderExcluir

Coloque o seu comentário, porém não se esqueça que ele será publicado, cuidado com a escrita correta das palavras.